segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Sugestão de Leitura - Outubro

As Bibliotecas Escolares sugerem, para o mês de outubro, 
o livro "Na Patagónia", de Bruce Chatwin.

A remota Patagónia, uma terra no fim do mundo, que Chatwin encontra numa visita de seis meses, é habitada por figuras errantes e exiladas, de gaúchos solitários a salteadores e foragidos, de mineiros abandonados aos índios da Terra do Fogo.

Fascinado por este sítio desde a infância, o autor atravessa toda a região, de Buenos Aires e Rio Negro até Ushuaia, a cidade no extremo sul, captando o espírito da terra, da sua história e da sua solidão, e conferindo-lhe uma dimensão poética, mágica e intensa.

Numa escrita prodigiosa, cheia de descrições maravilhosas e de histórias intrigantes, Na Patagónia narra as viagens de Chatwin por um lugar remoto à procura de um estranho animal e os seus encontros com outras pessoas, cujas histórias impressionantes o vão atrasando no caminho para um dos territórios mais fascinantes do mapa.



   
Bruce Chatwin (1940-1989) é um dos mais aclamados escritores de literatura de viagens de sempre.

Foi jornalista da Sunday Times Magazine durante vários anos, e a sua carta de demissão ficou célebre - no telegrama ao seu superior lia-se simplesmente: "Fui para a Patagónia."

O seu livro mais célebre é, justamente, Na Patagónia, um clássico da literatura contemporânea.

Quetzal Editores (texto adaptado)


   
"Decidi efetuar a travessia para a Terra do Fogo. Na margem norte dos primeiros estreitos, um farol às riscas brancas e cor de laranja erguia-se numa praia de seixos cristalinos, mexilhão lilás e carapaças escarlates de caranguejo vazias. À beira da água, ostraceiros debicavam molhes de algas avermelhadas à procura de marisco. A menos de duas milhas de distância, a costa da Terra do Fogo estendia-se numa faixa cor de cinza."
Bruce Chatwin, Na Patagónia.
Bruce Chatwin na Patagónia (1977)

Cadernos do escritor

Podes encontrar este livro 
na Biblioteca da ESCM.

Viaja com esta leitura. Vais gostar!